terça-feira, 12 de agosto de 2008



Filho caçula de Bob Marley,fruto de seu relaçionamento com a ex miss mundo,a inglesa Cindy Breakspeare,Damian foi outro filho a seguir a carreira musical do pai famoso. Quando a “Welcome to Jamrock” fundiu os iPods em 2005 onde diretamente veio como um choque a alguns,não ao Damian ´´Jr. Gong´´ Marley.A canção é sobre a coisa mais distante da descrição ultrajada dos comerciais da música e da pobreza e “da violência política” que varreu seu país da Jamaica.Mas “Welcome to Jamrock” é o som da verdade e do resultado dos anos do trabalho para trazer essa verdade à luz. “Eu gastei muito tempo para pensar nesta canção,e é o fruto desse trabalho,” explica a criança mais nova da família musical de Marley.

“A canção pode ser um sucesso da noite para o dia,assim por que ser cego a isso? Mas o sucesso não pode surpreender assim,conforme o tempo gasto nele.”


O Jr Gong tem afiado suas habilidades,não assim de uma hora para outra.Fez seu suçesso cedo,em 1996 com o ´´Mr. Marley´´,seu álbum de estréia principal no selo Ghetto Youths,e Halfway Tree na sua etiqueta Major Label,com rimas duras batendo-se, misturando-se na realidade e uma musicalidade eclética; com um sensibilidade clássica do reggae em seus núcleos e funcionando completamente com as veias do hip-hop, r&b e dancehall, o álbum com relançes urbanos, e ganhou um Grammy para o melhor Album do Reggae em 2001, com Halfway Tree.“Um Grammy no reggae é bom,” Damian observa.
“Mas será melhor ver o Album na vitória do reggae do ano. Ele não é aproximadamente um homem fechado,tímido fora de sua casa.Assim quando as músicas queimadoras como “It was Written” e “Educated Fools”
se transformaram em clássicos de clubes, Jr Gong colocava a graduação para as trilhas que se tornariam clássicas no album Welcome to Jamrock,que foi finalmente realizado depois de diversos anos de trabalho.Ouvindo o album imediatamente o entende como sendo o trabalho de um perfeccionista.Jr.Gong não é focalizado no sucesso de noite
. “Algumas canções vêm apenas. A `Jamrock´ foi assim,”
ele explica.Mas em outras canções fiz ensaios por muito mais tempo.
Esta é música da rua,e as ruas tem que senti-la,diz.”
Pode ser certo que o pessoal das ruas irão gostar...Depois do trajeto,clamejou por sua trilha do título,Welcome to Jamrock,que abre com o ataque devastador de “Confrontation” - este é Jr Gong na sua melhor fase,rimando com a convicção de um pregador da rua e o intelecto de um economista da universidade. Essa essência está espalhada em todo o álbum, mesmo quando comuta o ritmo e explora riddims diferentes.
“É como ir guerrear. Às vezes você tem que se desgastar,se camuflar para começar realmente a batalha,” diz Jr Gong,na apelação diversa do album
. “Dancehall, r&b,hip-hop,o disco é mais sobre sentimentos. Nós não somos a pessoa que tentou justamente fazer um segmento da mistura.Nós estamos tentando fazer a mistura de tudo. ” Isto é que mistura,nunca o índice para entregar um album diretamente no “reggae”.Jr Gong toca em vários lados ou na vida urbana enquanto nós vivemos ela hoje, da balada espiritual de amor “There For You”” ao nostálgico “The Master Has Come Back”.Os fãs do Hip-hop simpatizarão com “Pimpa Paradise” que caracteriza Stephen Marley e o pensamento negro, das raizes como o Nas do Fugges rasga seu verso na “Road to Zion”, quando as cabeças clássicas do reggae acenderão ao som áspero de “Khaki Suit”” que caracteriza a participação do Eek-A-Mouse e do Bounty Killer. Feito exame junto as canções de Welcome to Jamrock,para saber fazer a uma consciençia, que seja moldado pela canção “For the Babies”, que Jr.Gong diz foi inspirado pela idéia que “nós criamos nossas crianças com as mesmas mentiras que nos foram ditas.”
De primeira escuta é inevitável,Jr. Gong detonou suas músicas e letras com força e precisão, mas seria um erro pensar que as habilidades do homem começam e terminam na cabine da gravação. Uma varredura rápida nos créditos de Welcome to Jamrock revela que co-produziu todo álbum,com exceção de três das faixas com seu irmão Stephen (os dois são os produtores executivos do album),quando o Marley mais novo sugerir sua entrega vocal impetuosa, é inspirada assim em parte vendo ícones ferozes do dancehall como Shabba Ranks, Ninjaman e o Super Cat no festival Reggae Sunsplash na Jamaica quando jovem.Seu trabalho nas placas mostra um Gong estudante,conheçedor do som digital das raizes do final dos anos 80's de Sly e Robbie,e um toque de outras produções de Stephen e a mágica em gravações do seu próprio pai. Todos o disseram que é a ciência atrás do som clássico de Welcome to Jamrock, imediatamente é de uma liberação apropriada para o selo da família,Tuff Gong e na etiqueta internacional Ghetto Youths. “Reflitam,” Jr Gong diz, simplesmente.
“E eu digo que a causa não é justamente para mim que fiz o album. Nós estamos fazendo exame, retrocedendo o assunto nas pessoas idosas que fizeram a rebelião,porque na música nós somos líderes novos da escola velha.”
A resposta de “Welcome to Jamrock” para a gravação e suas 14 cançoes -canções de amor e de guerra tem uma profundidade que surpreende o que muitas pessoas teriam esperado,dado o medo da criatividade e a opinião forte que permeia o clima atual do partido PNF na Jamaica,e nossa vida diária vive em alarme. “Estes são anos difíceis, e este foi um ano dos sinais,das maravilhas e dos místicos. Nós estamos em um tempo da abertura da mente dos povos,não temos o sofrimento material, mas sofrimento espiritual,” profetiza. A “Welcome to Jamrock é a esperança, e há ainda muito mais para compartilhar.Eu estou ainda no começo da carreira,termina Damian Marley..”



DISCOGRAFIA Mr. Marley (1996) Welcome to Jamrock (2005) gravadora-Universal / Tuff Gong Halfway Tree (2001) gravadora-Motown Educated Fools (2001) Still Searching Single (2001) grav.Motown Ghetto Youths -Educated Fools (2001) grav.Ghetto Youths Welcome to Jamrock (2005) grav.Universal / Tuff Gong